Postado em 24/04/2020

FÉRIAS ESCOLARES - MAIO 2020

COMUNICADO

Belém, 24 de abril de 2020
Senhores Pais e/ou responsáveis,

O ano de 2020 apresentou-se de maneira bem diversa daquilo que todos estávamos esperando e gostaríamos que fosse. Infelizmente, essa diferença surpreendeu a todos de maneira negativa, uma vez que afetou toda a sociedade em âmbito econômico, social e político e, principalmente, colocou a vida de todos nós e daqueles que amamos em risco. Por isso, tornou-se impossível manter-se indiferente a tal acontecimento e, dessa forma, todas as instituições que prestam serviços – públicos ou particulares, essenciais ou não – tiveram que repensar a condução do seu funcionamento e o atendimento ao público.

Nesse sentido, o Sistema Educacional Acrópole, assim que identificou a gravidade da questão – a partir dos alertas emitidos pela Organização Mundial de Saúde e ratificados pelas autoridades públicas sanitárias nacionais – buscou criar um plano emergencial para que a continuidade das aulas não fosse afetada. O plano inicial, portanto, foi realizado sob a perspectiva de que a situação de calamidade pública – inédita – não se estenderia por muito tempo. Assim, a preocupação imediata pautou-se pelo atendimento ao nosso compromisso institucional: dar continuidade aos serviços oferecidos no âmbito de nossa comunidade escolar. Apesar disso, como se sabe, essa situação emergencial ainda não se dissipou e, diante desse quadro, o Sistema Educacional Acrópole – junto a outras escolas particulares, também vinculadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (SINEPE), adotou novas medidas.

Desse modo, em razão da manutenção do quadro de isolamento social, avaliamos que o melhor para o benefício de nossos estudantes é adotarmos, a partir do dia 04 de maio até o dia 02 de junho de 2020, a antecipação das férias escolares. Fazemos isso pautados em decisão conjunta à maioria das escolas particulares de Belém e porque entendemos que o momento atual é delicado e exige de cada um o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos. Enfrentamos, nesse momento, um período em que tristes notícias chegam até nós: a suspeita de contágio, por coronavírus, de funcionários e colaboradores e, inclusive, de familiares de nossos alunos e docentes; em alguns casos, a suspeita é confirmada, não sendo possível nos mantermos alheios a essa nova realidade: é preciso, em primeiro lugar, priorizar a saúde – física e mental – e garantir um período de dedicação aos nossos familiares, com a esperança de que esse momento seja, também, suficiente para amenizar o quadro que ora se apresenta.

Entendemos, nessa circunstância, que o processo educacional perpassa as condições de saúde daqueles que devem provê-lo; por isso, entendemos que aliar os compromissos de trabalhos, atividades, deveres ao momento atual pode não trazer os resultados esperados, já que a concentração e a disposição física e mental ficam comprometidos frente a notícias tão avassaladoras. Com a antecipação das férias, queremos que nossos alunos vivam sob menor pressão, mantendo uma rotina de acordo com as suas necessidades pessoais de bem-estar; além disso, esperamos contribuir para o benefício familiar, permitindo que os pais tenham menos sobrecarga ao diminuir a necessidade do acompanhamento escolar durante esse período. Salientamos que essa decisão passou por um longo processo de avaliação, escuta e diálogo por meio de todos os nossos canais sempre abertos; sabemos que nem todos ficarão satisfeitos, mas pedimos colaboração e compreensão neste momento, uma vez que, tenham certeza, a decisão foi pautada, principalmente, pela necessidade de garantir um melhor processo de aprendizagem aos nossos alunos. Embora não seja possível afirmar, esperamos que, ao final do término dessas férias escolares, a situação sanitária esteja em um nível menos alarmante e, quem sabe, possamos voltar às aulas presenciais - decisão que será tomada, ratificamos, em consonância às determinações da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Educação (CEE-PA), responsáveis pela autorização do funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviço ao público.

Além disso, destacamos que, para que haja a manutenção do ano letivo em condição regular, o calendário escolar sofrerá reformulações para ser adaptado à nova realidade. Afirmamos, evidentemente, o nosso compromisso de cumprir aquilo que é exigido pela legislação - 200 dias letivos, com carga horária anual de 800 horas mínimas; desse modo, a antecipação das férias implicará a extensão das aulas, no primeiro semestre, até meados do mês de julho, bem como já são previstos a revogação de alguns feriados do segundo semestre – informações as quais os senhores terão acesso a partir da definição do novo Calendário Escolar, a ser divulgado até o dia 30 de abril.

Por fim, tenham a certeza de que o Sistema Educacional Acrópole está comprometido em assegurar o cumprimento de suas responsabilidades institucionais e, por isso, usará todo esse período de afastamento para que o retorno às aulas – em condição presencial ou virtual – seja realizado com sua reconhecida qualidade, dado que os nossos profissionais estão empenhados em levar a cada aluno o melhor que a prática pedagógica pode prover.

Certos de que podemos contar com a parceria de todos os senhores, os quais, assim como a Escola, também vivenciam um desafio histórico - que impõe sobre todos nós difíceis decisões – pedimos a união de toda a comunidade escolar para que, juntos, consigamos ultrapassar esse momento com o menor prejuízo possível aos nossos estudantes.

Desejamos saúde a todos e nos disponibilizamos a atendê-los em suas dúvidas.

Atenciosamente,
A Direção Geral.


Clique para ver o comunicado em PDF

Outras Novidades

06/08/2020 - Voltas As Aulas Nao Presenciais

01/06/2020 - COMUNICADO ACRÓPOLE

01/05/2020 - ATENÇÃO SRS. RESPONSÁVEIS - CALENDÁRIO 2020

24/04/2020 - FÉRIAS ESCOLARES - MAIO 2020

20/03/2020 - ATENÇÃO SRS. RESPONSÁVEIS -

02/03/2018 - XV Rally Cultural

Pagamento de mensalidade do mês de Julho/2014:

O pagamento da mensalidade do mês de julho deverá ser realizado, preferencialmente, nas casas bancárias!

A partir do dia 14 de julho (e até o dia 30 de julho) não teremos expediente externo (motivo férias escolares para toda a equipe Acrópole).

A Direção Geral agradece a compreensão e colaboração

Expediente externo mês de Julho/2014:

No mês de julho só teremos expediente externo no período de 01 a 11;

No dia 04/7, sexta-feira, não teremos expediente externo;

No dia 11/7, sexta-feira, o expediente externo será somente até às 12 horas!

No período de 14/07 a 30/07 (manhã e tarde) não teremos expediente externo.

Motivo: a equipe Acrópole estará em Férias Escolares nesse período!

Nesse período (14/07 a 30/07) o contato deverá acontecer somente por telefone e/ou e-mail!

Agradecemos pela atenção e colaboração!

Pagamento de mensalidades em cheques

Informamos que a partir do dia 1º de junho não receberemos pagamento de mensalidades em cheques.

ENDEREÇO Avenida João Paulo II, número 10
66.613-365 - Belém / PA
TELEFONE (91) 3238-4116 (Recepção e Secretaria) (91) 3231-9307 (Coordenação)